segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Verdades e mitos sobre estudar no Paraguai


      As informações são tão desencontradas que não sabemos o que é verdade e o que não é, tentarei responder algumas perguntas que já foram minhas, as quais busquei respostas pessoalmente:

É verdade que não existe vestibular no Paraguay?

É verdade, mas isso não significa que não há um sistema avaliativo de ingresso. O que há no Paraguai é um curso de Nivelação, onde se estuda basicamente matemática, química, biologia e anatomia, algumas universidades inserem outras matérias como idiomas, história e também o tempo de curso de ingresso varia (de 03 meses a um ano).

Existe universidade pública no Paraguai?

Sim, existe. Porém o ensino público não é gratuito, mas é bem mais barato que uma privada, praticamente 3 vezes menos, porém o ingresso é difícil, já que para as universidades públicas paraguaias há muita concorrência, geralmente ingressam aproximadamente 200 alunos no curso de nivelação e apenas os 40 melhores ingressam no curso de medicina, geralmente os próprios paraguaios cursam esse curso 2 ou 3 vezes para enfim conseguirem passar, ou seja, demoram de 2 a 3 anos pra entrar.


Existe algum programa de bolsas para estudar gratuitamente no Paraguai?


Existe, o Consulado Paraguaio no Brasil abre um periodo para receber inscrições de interessados a estudar no paraguai ingressando diretamente no curso (sem necessidade de fazer o curso de ingresso), porém o consulado exige além de solvência econômica (prova que você pode se manter no país), um documento chamado DELE, que é um documento que certifica que você fala espanhol, esse documento é emitido pelo Instituto Cervantes, cursa em torno de 300 reais, as provas dele ocorrem por dois dias geralmente em maio e novembro e demora em torno de 180 dias para sair. Ou seja é muito burocrático e quase ninguém consegue.


A gente aprende de verdade nas faculdades privadas? Ou é pagou-passou?


Bom, eu acho que é como no Brasil. Quem já fez faculdade no Brasil sabe que quem não estuda também se forma. Vai do desempenho do aluno. O que ocorre em algumas instituições é a flexibilidade, o que faz de alguns brasileiros muito acomodados. Realmente, se você quer se formar sem saber nada, existe faculdade no Paraguai pra isso, mas se você quer uma boa formação e se tornar um bom médico, também existem faculdades pra isso e muitas!


Se não há vestibular o nível intelectual dos alunos é muito baixo, isso não atrapalha no rendimento do curso?


Não, porque na verdade o curso superior no Paraguai é uma evolução, a cada ano ele vai se tornando mais difícil e exigindo mais de você, como no Brasil, entrar é fácil, difícil é sair, dá pra contar nos dedos quem faz a faculdade exatamente em 06 anos, pois você precisa ser aprovado em determinadas disciplinas pra seguir pro ano seguinte, então é necessário muito empenho.


Quanto custa uma universidade privada no Paraguai?


Os preços variam muito, mas giram entre Gs 1.000.000,00 e 1.500.000,00 (um milhão e um milhão quinhentos guaranis), mas não se assustem com as cifras gigantes, isso em real varia de 400 a 800 reais, pois o cambio da moeda oscila muito. (em outro post explicarei sobre a moeda paraguaia).


Em quais cidades estão localizadas as universidades paraguaias?
Na capital, Asuncion estão a maioria, bem estruturadas, porém essas mesmas possuem campus em outras cidades, como as cidades fronteiriças com o Brasil, Pedro Juan Caballero, divisa com Ponta-Porã, no MT e Cuidad del Este e Pres. Franco, divisa com Foz do Iguaçu, no PR, essas são as preferidas para os brasileiros por ser possível morar no Brasil e estudar nelas. (em outro post falarei sobre isso). Mas existem boas universidade no "meio do nada" dentro do Paraguai, como é o caso da Universidade Católica, uma instituição tradicional e muito boa localizada numa cidade chamada VillaRica.


Dá pra se transferir pro Brasil durante o curso?


É difícil, algumas pessoas tentam se transferir pra faculdades públicas brasileiras via justiça, mas não conheço ninguém que tenha conseguido e em relação as privadas no Brasil, bom se a pessoa foi pro Paraguai estudar é porque não tem condições de pagar em torno de 4 mil reais por mês pra cursar no Brasil, então ir pro Paraguai pensando em transferir pra uma faculdade privada no Brasil é algo que não acontece.


E depois de formado, como é a revalidação?


Todo médico formado no exterior, não importa se foi no Paraguai ou nos EUA, deve revalidar o diploma no Brasil, a revalidação é feita através de uma universidade pública brasileira que avalia seu histórico, realiza exames de conhecimento e diz quais matérias faltam você estudar (geralmente matérias sobre saúde pública brasileira, SUS, doenças tropicais, entre outras) esse é um processo desigual, demorado e caro. Atualmente o Brasil instituiu um exame único chamado REVALIDA, para padronizar os procedimentos de revalidação, porém a reprovação é absoluta, o que as pessoas que prestaram esse exame dizem é que nível da prova é para um especialista e não para um graduado em medicina, o governo ainda tenta fazer ajustes em relação a esse exame, tratarei dele também em outro post.


E a pergunta que não quer calar:


Vale realmente a pena estudar no Paraguai?


Não existe uma resposta pronta pra isso. Mas o que eu digo é o seguinte: Quanto vale um sonho pra você? Você realmente quer ser médico? Está preparado pra largar a família, o conforto de casa pra viver num país tão diferente? Se você tiver dúvidas ou outros questionamentos é melhor desistir, mas se você tiver certeza dessas respostas, faça sua mala e venha atrás do seu sonho nesse país tão atípico e interessante.


Bom galera, por aqui é só, estou aberto a responder quaisquer outras perguntas e as que realmente forem relevantes vou publicar aqui também.


Abração galera!



110 comentários:

  1. Olá, você estuda em onde?, Qual cidade do Paraguay

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber quais são as melhores faculdades de medicina do Paraguai... Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Preciso falar espanhol fluente p/ estudar no Paraguai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao necessariamente pois quase que todos alunos sao brasiçeiros e a curto prazo vc ja estara autimaticamente falando em espanhol pelas compras em mercado e comercio local

      Excluir
  4. Só uma questão.... A cidade de Ponta Porã fica no MS e não no MT!!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou em Duvida entre 3 faculdades de Pedro Juan Caballero: UPAP, Pacifico e Uninorte. Qual delas da melhor impressão quando apresentamos nosso diploma no Paraguai? Agradeço desde já. fahdchami@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As melhores sao UNA e Univ. Catolica, logo estao Pacifico e Uninorte. O resto é conversa pra boi dormir

      Excluir
    2. boa noite, gostaria de saber o valor do plantão de 24 horas no paraguai? convertido em reais.

      obrigado!

      Excluir
  6. Gostaria de saber se a Universidade Privada Del Este (medicina ) que a primeira turma iniciou em 2010, é reconhecida pelo ministério da educação do Paraguai, se a sua sede Fica em Assuncion e se lá já tem alguma turma formada?

    ResponderExcluir
  7. Olá gostaria de saber quais são as melhores faculdades de medicina do Paraguai, preços, e Assunção versus Ciudad del ESte, Agradeço desde já. eliaspainting@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá gostaria de saber quais são as melhores faculdades de medicina do Paragua. email.jcaus@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ola, como podemos conversar melhor? Vi que o.blog esta meio parado... pitfuquebird@gmail.com - obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Ola, sou formada em enfermagem e atualmente curso veterinaria na ufmt,gostaria de saber se ha possibilidade de reaproveitar diciplinas como histo embrio bioquimica e ate anato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC ENTRARIA NO 2 ANO DE MEDICINA MEU EMAIL rocenil@uol.com.br lembrando quem as inscricoes sao ate 06 de agosto de 2014

      Excluir
  11. Como e o calendario academico,e semelhante ao do brasil?qdo iniciara o ano letivo em 2014, e possivel ingres sar no meio do ano?

    ResponderExcluir
  12. Ola amigo poderia me passar seu email pra tirar umas dúvidas pois estou estudando na Bolívia e queria transferir.....Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Você ainda faz Medicina no Paraguai? Se sim, qual seu contato de e-mail?

    ResponderExcluir
  14. Moço, Ponta Porã é no MS (Mato Grosso do SUL) e não no MT (Mato Grosso) como você afirma ai em cima. ;)

    ResponderExcluir
  15. Ola tudo bem queria tirar uma duvida
    Quem faz faculdade no exterior t como revalidar atravez da justica
    Tenha um bom dia obrigado

    ResponderExcluir
  16. quando inicia nova Turma do curso de Medicina na Uninorte ou na Umax neste ano de 2014. Peço fineza me enviar resposta

    ResponderExcluir
  17. o bom desse blog que ele não responde nada.

    ResponderExcluir
  18. Oi moro em foz do iguaçu perto de.ciudade de leste conpensaria ir estudar la¿

    ResponderExcluir
  19. COMPENSARIA VC ESTUDAR EM COMCEPCION FACULDADE FEDERAL DE MEDICINA OU PEDRO JUAN CABALLERO NA UPAP

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    amei seus esclarecimentos!!!
    Gostaria que meu filho realiza-se medicina no Paraguai...É uma questão de sonho!!!
    Você é um vencedor!!!
    Beijos.
    Rosi

    ResponderExcluir
  21. Boa noite a UPAP dePedro Juan e modular ou anual?





    ResponderExcluir
  22. Ola , gostaria de saber quanto tempo depois de formado no paraguai em medicina recebe o diploma? Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Queria saberquais faculdades há na capital e quais as melhores.

    ResponderExcluir
  24. já sou graduado em enfermagem minha carga horária conta alguma coisa no ingresso a faculdade de medicina

    ResponderExcluir
  25. Ola...gostaria de saber se da pra trabalhar e estudar

    ResponderExcluir
  26. Oi. Quantas turmas no curso de Medicina já foram formadas ou sua turma será a primeira ?

    ResponderExcluir
  27. Olá...Gostaria de saber qual o tempo de duração no total do curso de medicina no Paraguai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 anos!! Mas tem faculdades que omitem o tempo de nivelação.
      A nivelação varia de faculdade para faculdade. Na minha é 2 anos, cursa-se junto com o curso de medicina. Em outras 6 meses. Outras 9 meses. Outras não tem (mas como voce ira aprender o idioma guarani?).
      Algumas tem provas (tipo vestibular) depois da nivelação.

      Eu optei por uma que fosse me ensinando gradativamente.

      Excluir
  28. Meu filho está cursando Medicina na Bolívia... começou este ano 2015... e gostaria de saber se por uma eventualidade ele fosse trocar de faculdade e de País... qual vc recomendaria??? Gostaria que me indicasse o quê tem de melhor... preço... local... documentação e se o que ele estudou serveria de alguma forma????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu face é Lucienefskruger.
      estudo medicina na UPAP em Cidade de Leste.
      Estou amando!!! Tenho varios colegas que estudaram na Udabol - Bolivia e tbm na Argentina.
      Tem muito pega aqui. Seria bom vir pessoalmente e conhecer como eu fiz. Mas como eu tenho familia optei por uma que tivesse flexibilidade. estudo por modulos e nao todos os dias o dia inteiro. Fale comigo

      Estou disponivel para informaçoes!!! Ah!! Não cobro nada por isso!!!

      Excluir
    2. Olá. Boa noite. Vc estuda na UPAP?

      Excluir
    3. Upap! Pedro juan caballero-Paraguay.
      Preço bom e custo de vida barato

      Excluir
    4. Qualquer dúvida 63 99487226 whats!

      Excluir
    5. Qualquer dúvida 63 99487226 whats!

      Excluir
    6. Upap! Pedro juan caballero-Paraguay.
      Preço bom e custo de vida barato

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  29. Ola pessoal meu nome é Luciene. Meu face é Lucienefskruger.
    estudo medicina na UPAP em Cidade de Leste.
    Estou amando!!!

    Estou disponivel para informaçoes!!! Ah!! Não cobro nada por isso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sua faculdade já tem turma formada?
      E os problemas com o "MEC" Paraguaio?
      Será que poderíamos conversar por email?

      Excluir
    2. Olá Luciene, o curso da UPAP não é integral? Vc conhece a UPE? Ql das duas recomendaria?

      Excluir
    3. tem vc no face não Lucienefskruger?

      Excluir
    4. Queria conversar com você, Luciene, sobre o curso, aguardo e valeu...

      Excluir
  30. Luciene, é necessário visto? Você tem e-mail?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que estiver estudando tirar migração Paraguaia. (950,00 reais)

      Excluir
    2. Qualquer dúvida 63 99487226 whats!

      Excluir
    3. Qualquer dúvida 63 99487226 whats!

      Excluir
    4. Assim que estiver estudando tirar migração Paraguaia. (950,00 reais)

      Excluir
  31. Olá Luciene tentei de adicionar no face mas não consegui te achar. Me adiciona, se puder, para que possa trocar umas idéias com você. Obrigado. Gildenio de Souza

    ResponderExcluir
  32. quais sao a melhores faculdades de del este ? e o aluguel sai sai mais barato morar em del este ou em foz do iguaçu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morar em Foz vale mais a pena financeiramente

      Excluir
  33. olá, gostaria de saber se voces conhecem a universidade de maria serrana em ciudad del este? estou pensando em ir para lá. e se conhecem, gostaria de saber se é uma universidade boa. obrigado

    ResponderExcluir
  34. Quanto ganha um médico recém formado no Paraguai. Abraços

    ResponderExcluir
  35. Quanto ganha um médico recém formado no Paraguai. Abraços

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de saber qual o melhor lugar para estudar medicina: cidade do leste ou Pedro Juan cabellero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei te falar de Pedro juan caballero, custo de vida baixo, faculdade boa e barato, e cidade muito tranquila pra morar! Qualquer dúvida 63 99487226 whats!

      Excluir
    2. Sei te falar de Pedro juan caballero, custo de vida baixo, faculdade boa e barato, e cidade muito tranquila pra morar! Qualquer dúvida 63 99487226 whats!

      Excluir
  37. Gostaria de saber qual o melhor lugar para estudar medicina: cidade do leste ou Pedro Juan cabellero?

    ResponderExcluir
  38. ola gostaria de saber se vc ja ouviu falar da universidade sadamericana? oque vc acha, ela e boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo upap, uninorte e pacifico...Qualquer dúvida 63 99487226 whats!

      Excluir
    2. Eu recomendo upap, uninorte e pacifico...Qualquer dúvida 63 99487226 whats!

      Excluir
    3. não recomendo a SUDAMERICANA, NÃO TEM TURMA FORMADA, NÃO E RECONHECIDA, NÃO TEM HOSPITAL PROPRIO, NÃO TEM CONVENIO COM HOSPITAL NENHUM, NÃO ESTA ESCRITA NO REVALIDA, NEM COSNTA DOCUMENTAÇÃO NO MEC DO PARAGUAY, E POR SINAL PRENDE SEUS DOCUMENTOS UMA FORTUNA PARA RETIRAR E DEMORA 60 DIAS, UMA NEGAÇÃO

      Excluir
  39. Bom dia!!

    Estou interessando no curso, porém eu preciso trabalhar para ajudar nas despesas.. Será que e possivel? Posso considerar tbm estudar por modulos...

    ResponderExcluir
  40. Também precisarei trabalhar para ajudar nos estudos, alguém poderia me esclarecer essas dúvidas sobre estudar e trabalhar, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  41. gostaria de saber o valor das mensalidades do curso de odontologia no Paraguai, você saberia me informar?

    ResponderExcluir
  42. Olá boa tarde. Sou formado em Bioquímica, onde atuo em laboratório há 20 anos. Tem como eliminar matérias ?

    ResponderExcluir
  43. E sore a universidade católica ? Alguem sabe se é boa ?? Reconhecida pelo MEC ?

    ResponderExcluir
  44. Minha filha está estudando no paraguai na universidade. UPAP e não está gostando quer mudar para universidade maria serrana .alguém pode falar álguma coisa sobre essa facu ela é a mesma de assunçao,remedio turma formada?
    Por favor me ajudem obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Minha filha está estudando no paraguai na universidade. UPAP e não está gostando quer mudar para universidade maria serrana .alguém pode falar álguma coisa sobre essa facu ela é a mesma de assunçao,remedio turma formada?
    Por favor me ajudem obrigada.

    ResponderExcluir
  46. boa noite tenho duvida sobre a moeda do país , quero cursar medicina na cidade de assunção , umax e quero alugar um apartamento de um dormitório quanto você acha que seria o aluguel e como eu trabalho com a moeda do país se eu recebo em real.abrigado amigo se puder me ajudar me responda no meu imail:cornelioneto@ig.com.br, desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  47. A úniversidade Maria Serrana na cidade del este é boa? Estou querendo estudar medicina lá..

    ResponderExcluir
  48. Está publicado na web que os alunos formados na UPAP não conseguem o diploma de formados e que a faculdade só enrola! Isso procede?

    ResponderExcluir
  49. Por favor respondam com fundamento o que segue:
    - è possível realizar a matricula pela internet;
    - è possível realizar algumas disciplinas a distância.s

    ResponderExcluir
  50. Boa noite! Queria saber mais sobre a UPAP. É uma boa universidade? Também quero saber melhor sobre a revalida. É cara? Tem outro método?

    ResponderExcluir
  51. Boa noite! Queria saber mais sobre a UPAP. É uma boa universidade? Também quero saber melhor sobre a revalida. É cara? Tem outro método?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem visitei a upap de pedro juan caballero e me decepcionei ... a faculdade caindo aos pedaços , cadeiras quebradas , ambiente sujo e os quadros quebrados tbm ... estrutura péssima , já o ensino não sei ...

      Excluir
  52. Boa noite Luciene o meu nome é arlin. E eu não consegui te achar no face. Preciso de informação sobre a faculdade UPAP que vc esta estudando e sobreo revalida. Obrigada!

    ResponderExcluir
  53. Uma pessoa formada em emfermagem, pela ULBRA, consegue eliminar alguma grade curricular ...

    ResponderExcluir
  54. Muchas gracias por la información, me parece genial.

    ResponderExcluir
  55. Srs.
    Boa Noite!

    Meu filho quer muito fazer medicina. O que me dizem sobre os cursos de Pedro Juan Caballero? fico muito preocupado com a fama da insegurança da cidade, o que me dizem disso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tranquila. Tem muito exagero. A UASS minha filha estuda

      Excluir
  56. A UASS é ótima. Tem registro no mec de lá.

    ResponderExcluir
  57. Alguém tem algo a dizer sobre a UMAX ?

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde!! Me digam, por favor, sobre a medicina da UNINTER. Estou me preparando e arrumando a documentação para ingessar nesta faculdade. Alguém pode me dar informações??

    ResponderExcluir
  59. Esqueci me chamo telma..Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Qual melhor faculdade em termos de estrutura no curso de medicina no Paraguai, por favor nao ligo pata mais barata e sim com.hospital proprio, prefio estruturado e ensino de qualidade obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, a melhor faculdade de medicina particular no Paraguai é a UPE, Universidad Privada del Este.

      Excluir
  61. Boa noite! Vou estudar medicina no próximo semestre em Assunção, qual a melhor faculdade lá???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Etiene. Eu também vou pra Assunção, na Umax. Até agora, é a melhor que achei. Tem hospital, é reconhecida e tem ótima estrutura, sobre o ensino, até agora só achei quem fala bem!

      Excluir
  62. Quero cursar medicina no Paraguai em Assunção, qual a melhor faculdade e mais confiável? Zap 93 981143557 , moro no estado do Pará.

    ResponderExcluir
  63. ESTOU PENSANDO DE CURSA NA UMAX EM ASSUNÇAO ALGUEM SABE ME DIZER SE É BOA CONFIAVEL ALGUEM SABE ME DIZER SE REPROVA POR MATERIA PRECISA PAGAR IGUAL NO BRASIL SOU DE TANGARA DA SERRA MT ALGUEM PODER ME RESPONDE PODE ENVIA NO MEU MAIL PAMELAABIANCA18@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  64. Ponta Porã é no Ms, só para corrigir, mas muito bom seu material

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Oi, pq no py a faculdade é mais barata?

    ResponderExcluir