segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O início do caminho! Documentação


Bom, para aqueles que querem estudar medicina no Paraguai o primeiro passo é reunir a documentação necessária. Muita gente cobra para fazer esse serviço, mas se você quiser economizar um pouco e aproveitar pra conhecer alguns lugares e já ir se ambientando com a rotina, vou passar o procedimento que fiz sozinho, a partir de São Paulo.

Histórico Escolar
Certificado de conclusão do ensino médio, ou diploma.

Hoje em dia não é necessário traduzir os documentos, o que já é uma economia muito grande para nós. Mas alguns passos devem ser seguidos.

1° As assinaturas do seu diploma de ensino médio devem ser reconhecidas em cartório, inclusive a sua. O ideal é que se reconheça todas as assinaturas no mesmo cartório, porque isso agiliza um outro procedimento no futuro.

2º Em posse do diploma com as firmas reconhecidas, é necessário ir a um cartório em Foz do Iguaçu (Cartório Salinet, ou Cartório Pinheiro, eu fui no SALINET, endereços no fim do post) e solicitar no cartório um sinal público (para que o cartório de Foz reconheça a autenticidade do reconhecimento das firmas no cartório de origem).

3º Com as firmas reconhecidas e o sinal público, você tira uma cópia autenticada do diploma e aí sim pode levá-lo ao CONSULADO DO PARAGUAY em Foz do Iguaçu e lá você solicita a validação do seu diploma pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguay, me cobraram 42 reais pelo serviço (25 dólares), pagos por depósito no Banco HSBC, após entregar o recibo de depósito e a cópia autenticada do diploma no Consulado em uma hora peguei a cópia autenticada do diploma já carimbada e com os selos do Ministério das Relações Exteriores.

Pronto, seu diploma já está apto a ser entregue para qualquer universidade no Paraguay.

Após esses procedimentos a Universidade enviará o documento para Assunção para receber um carimbo e um selo do Ministério da Educação do Paraguay, mas isso as próprias universidades fazem.


Endereços importantes (localizem no mapa abaixo)


A - Consulado do Paraguai - Foz do Iguaçu - PR : Rua Edmundo de Barros, com Rua Marechal Deodoro, 901. tel: 45 3523-2898


B - TABELIONATO SALINET - Rua Barão do Rio Branco, 350 tel. 3521-2600

C - CARTÓRIO PINHEIRO: Av. Jorge Schimmelpfeng, 38 tel. 3574-2845


PS - Como podem ver no mapa, dá pra fazer tudo a pé, e olha que eu fui caminhando da Polícia Federal pra lá, mas dái falo da PF no post sobre o visto Paraguaio.


PS2 - Qualquer dúvidas estou aqui pra ajudar!


Abraços a todos!

4 comentários:

  1. Bom dia amigo, queria estudar em pres. franco... tem o endereço de alguma faculdade la?

    ResponderExcluir
  2. Amigo. qual universidade você cursou ?? esse blog ainda é ativo??

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Estou me matriculando na UPAP e eles me pediram a seguinte doc:
    RG (Selado pelo Consulado Paraguay x Brasil - Selado pelo MRE Ministério das Relações Exteriores)

    Certidão de Nascimento (Selado pelo Consulado Paraguay x Brasil - Selado pelo MRE Ministério das Relações Exteriores)

    Certificado de Ensino Médio Completo Concluído (Selado pelo MEC Br x MEC Py, Selado pelo Consulado Paraguay x Brasil - Selado pelo MRE Ministério das Relações Exteriores e Traduzido por tradutor Oficial Juramentado)

    Carnet de Imigracion Paraguay (Legalização de situação de estrangeiro com o País)

    Acabei já mandando fazer a tradução e reconhecimento de firmas.

    Você saberia me informar se primeiro vou ao consulado ou no MRE?

    Se puder me dar algumas dicas...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, estou matriculando meu filho na UPAP de Cidad del est e estão pedindo
    RG (Selado pelo Consulado Paraguay x Brasil - Selado pelo MRE Ministério das Relações Exteriores)

    Certidão de Nascimento (atualizada nos ultimos 90 dias (Selado pelo Consulado Paraguay x Brasil - Selado pelo MRE Ministério das Relações Exteriores)

    Certificado de Ensino Médio Completo Concluído (Selado pelo MEC Br x MEC Py, Selado pelo Consulado Paraguay x Brasil - Selado pelo MRE Ministério das Relações Exteriores e Traduzido por tradutor Oficial Juramentado)

    Carnet de Imigracion Paraguay (Legalização de situação de estrangeiro com o País)

    Acabei já mandando fazer a tradução e reconhecimento de firmas.

    Você saberia me informar se primeiro vou ao consulado ou no MRE?

    Achei tudo tão burocrático, é assim mesmo?

    ResponderExcluir